• Leonardo Andrade

Cateter para Quimioterapia


Catéter Port

O cateter Port, também conhecido como totalmente implantado, é um pequeno dispositivo que

fornece acesso direto a uma veia central.


Um portacath é geralmente composto por um reservatório (port) constituído de titânio e/ou plástico resistente, coberto por septo de silicone puncionável e o cateter feito de silicone ou poliuretano radiopaco.


O port é implantado abaixo da pele, geralmente na região superior do tórax e o cateter tem sua ponta posicionada dentro de uma veia grande em algum lugar perto do coração .


O port é implantado abaixo da pele, geralmente na região superior do tórax e o cateter tem sua ponta posicionada dentro de uma veia grande em algum lugar perto do coração.



Punção guiada por ultrassom

O procedimento para implante acontece em centro cirúrgico, com técnica estéril, auxílio do ultrassom para localizar e puncionar a veia escolhida e também radioscopia (Raio x) para posicionar corretamente a ponta do cateter. Dessa forma o cateter já pode ser utilizado imediatamente após seu implante.


Equipe durante o procedimento com uso de Raio X


Por necessitar pequena incisão na pele, os cuidados pós operatórios são simples como não molhar o local por alguns dias e normalmente a dor é pequena e controlada com analgésico simples.



Os cateteres totalmente implantáveis são indicados para pacientes com necessidade de tratamento endovenoso por longo período, como as quimioterapias e também nos pacientes com veias muito frágeis. A idéia é evitar complicações como a flebite e também poupar as veias para o futuro.

Os cateteres tipo porth são considerados seguros pois são um acesso venoso rápido, menos doloroso e com menos risco para o paciente.


Como o portacath está sob a pele permite ao paciente uma vida normal sem restrições em seu dia a dia.

0 visualização
  • Twitter Escleroterapia
  • Instagram Cirurgia Vascular
  • Facebook Varizes a Laser

Av. Sete de Setembro, 4615 14º andar - Curitiba, PR 

(41) 3532-6710