Cirurgia de Varizes Tradicional

Como é realizada a Cirurgia de Varizes Convencional?

A remoção pode ser realizada de diversas formas e a mais simples é realizada no ambulatório e dura no máximo 90 minutos. Nesse caso, é possível retomar para casa no mesmo dia.

 

Quando é realizada no hospital, o médico deve decidir se será realizada anestesia geral ou raquidiana (apenas na parte inferior do corpo). e o paciente fica em observação por precaução, o tempo pode variar conforme o procedimento realizado.

Quais são as técnicas mais utilizadas?

Flebectomia

Pequenas incisões de poucos milímetros são realizadas ao longo da veia doente. Em seguida, um pequeno gancho é usado para puxar a veia através dessas incisões, que é cortada em pequenas partes e removida.

Decapagem da Veia ou Safenectomia

A técnica consiste na realização de dois cortes (ou incisões), sendo um é realizado na parte superior da perna, abaixo da virilha e o segundo é feito atrás da articulação do joelho ou do tornozelo, conforme a localização das varizes.

 

A veia então é presa na incisão superior, usando uma técnica conhecida como ligadura de veias. Um fio é introduzido através dessa incisão superior até a incisão inferior, passando por toda a veia.

 

Após a introdução do fio, toda extensão da veia danificada é puxada e removida pela extremidade inferior.

Como é a recuperação da cirurgia de varizes tradicional?

A cirurgia de varizes é um procedimento simples. Na maioria das vezes, o paciente retorna para casa no mesmo dia ou no dia seguinte.

 

O inchaço na região demora algumas semanas e é necessário repouso, uso correto dos medicamentos prescritos, assim como a interrupção de algumas atividades para uma boa recuperação.

Pesquisas e observações clínicas indicam que uma pessoa costuma levar de uma a três semanas para retornar ao trabalho após uma cirurgia de varizes.

No caso da decapagem, a recuperação é mais lenta, mas você é capaz de andar a partir do dia seguinte ao da operação. Além disso, é indicado manter as pernas elevadas quando estiver em repouso para ajudar a melhorar o fluxo sanguíneo.

Cerca de 2 dias após a operação, você já poderá remover os curativos e tomar banho normalmente. Se não houver desconforto e seu médico permitir, você também já poderá dirigir e fazer caminhadas e atividades físicas leves.

Quanto ao retorno ao trabalho, se ele não envolve atividades físicas ou esforço físico intenso, você pode retornar em uma semana. Porém, se envolver algum tipo de esforço, pode ser mais prudente esperar 2 ou 3 semanas para voltar à ativa.

Consulta Médico Cirurgião Vasuclar