Homens podem desenvolver varizes?

Atualizado: 5 de jan. de 2021

Tratamento de Varizes em Homens

As varizes são mais comuns em mulheres, mas até 30 % dos homens em idade adulta são acometidos por elas.

Os sintomas de inchaço, peso e queimação muitas vezes são confundidos pelo tipo de trabalho ou pelo sobrepeso.

O histórico familiar é o fator de risco mais importante, mas o avançar da idade, trabalho com peso e muitas horas de pé também levam ao aparecimento e agravamento das varizes.

Muitas vezes disfarçadas pelos pêlos, as varizes nos homens tendem a evoluir mais que nas mulheres e podem ser notadas já quando acontece uma flebite, sangramento ou acometimento da pele ( eczema).

O diagnóstico precoce é fundamental para evitar tais complicações.

O tratamento clínico orientado por um cirurgião vascular controla os sintomas e evitas as complicações.

Varizes em Homens
Tratamento de Varizes Laser em Homens

Em casos mais avançados um tratamento definitivo pode ser considerado como cirurgia convencional, laser ou espuma. Cada caso deve ser individualizado para cada paciente.

O cuidado estético dos homens também é muito comum, e esse tratamento é conseguido em consultório sem necessidade de afastamento do trabalho ou atividades físicas.

Independente das particularidades de cada um, o controle de peso é sempre uma medida indicada assim como a prática de atividade física e uso de meias elásticas orientada por um angiologista ou cirurgião vascular.