O que é lipedema e tratamentos

Lipedema
O que é Lipedema?

Lipedema é uma doença crônica, clinicamente diagnosticada e que afeta todo o tecido adiposo distribuído pelo corpo. Muitas vezes confundido com a obesidade ou o Linfedema, o lipedema apresenta uma progressão e, portanto, a gordura continua a acumular e pode causar complicações como cicatrizes, infecção, dor e falta de mobilidade.

A lipoaspiração, procedimento estético realizado em todo o mundo para remover os depósitos de gordura em excesso, está atualmente sendo adotado em alguns países (notadamente EUA e Alemanha) como um tratamento para aliviar a dor intensa provocada pela doença. De acordo com a Fat Disorders Research Society (EUA), apenas 12 médicos americanos realizam o procedimento especificamente para a doença. As medidas não-cirúrgicos, como a terapia de compressão e massagem pode ajudar, mas o lipedema não pode ser controlado com mudanças na dieta ou exercícios.

Os principais sintomas da doença incluem intenso inchaço das pernas, que fazem com que elas se alarguem dos tornozelos até os quadris, de forma desproporcional com o resto do corpo. Há também sensibilidade extrema, dor e hematomas, tornando difícil a mobilidade do paciente.

Não há exames de imagem ou laboratorial para diagnosticar a doença, sendo o diagnóstico baseado nos sinais clínicos e sintomas. Observa-se notadamente que o linfedema ocorre frequentemente com lipedema, porque as células de gordura entumecidas bloqueiam os canais linfáticos, causando edema adicional.

Um estudo de 2011 nos “Anais de Medicina de Reabilitação”, (há poucas descrições na literatura) descreve que o lipedema afeta as mulheres quase exclusivamente, e 15% dos doentes tinham uma história familiar da doença. A causa é desconhecida, mas suspeita-se que esteja relacionada com a genética ou com alterações hormonais, como a gravidez ou a menopausa.

O procedimento cirúrgico envolve múltiplas sessões (3 a 5 em media), a cada 3-4 meses e o volume aspirado deve obedecer aos limites de aspiração para cada paciente. No Brasil, até o momento, o procedimento não tem cobertura dos planos de saúde.

Fonte: SBCP-SP

1. Fife CE, Maus EA, Carter MJ Lipedema: a frequently misdiagnosed and misunderstood fatty deposition syndrome. Adv Skin Wound Care 23: 81-92. (2010)

2. Lipoedema. Guidelines of the German Society of Phlebology (DGP). Dusseldorf Association of the Scientific Medical Societies. (2001)

3. Stutz JJ, Krahl D Water jet-assisted liposuction for patients with lipoedema: histologic and immunohistologic analysis of the aspirates of 30 lipoedema patients. Aesthetic Plast Surg 33: 153-162. (2009)